Sobre…

Poema das Sete Faces
Carlos Drummond de Andrade

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.

O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.

O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.

Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.

Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.

este blog
o autor do blog


12 respostas para “Sobre…

  • Amortus

    depois de uns problemas que enfrentei resolvi fazer minha tatuagem hoje e fui procurar algumas imagens na internet até que me deparei com o seu blog, por causa daquela imagem do texto (ou poesia) “Ao Amor” 25/04/2008. Quando eu li me identifiquei muito com você, visualizando mais a sua pagina vejo o texto “Cavaleiro por Honra” que simplesmente achei FODA (desculpa a linguajar).
    se você gostaria de conversar pode me mandar um e-mail ou adicionar no msn, tanto taz.

    abraços.
    Amortus

    • maria luísa

      E eu que pensava que Trovador tinha deixado de escrever no blogs.
      Mas não deixou. Só que nos poemas de Agosto de 2009, não
      encontrei onde comentar.
      Aqui deixo os meus cumprimentos,

      Mª. Luísa Adães

  • ERNÂNI GETIRANA

    NORDESTE DO PÓ
    NORDESTE DO DÓ
    DA VIOLA VIOLENTADO
    NORDESTE DO LADO
    DO LADO DE FORA

  • ERNÂNI GETIRANA

    “LENDAS DA CIDADE DE PEDRO II”, UMA OPÇÃO DE LEITURA INTELIGENTE

    Um galo sozinho não tece a manhã.
    João Cabral de Melo Neto

    Chega às livrarias a 3ª edição (revista e ampliada) do livro Lendas da Cidade de Pedro II, do Já conhecido escritor e pesquisador pedrossegundense, Ernâni Getirana. Lendas da Cidade de Pedro II reúne nove histórias reveladoras do mito fundante da cidade citada. São histórias engendradas na tradição do cotidiano do povo de Pedro II, vigorante de suas superstições, medos e assombrações como as lendas de quaisquer lugares. O livro ainda traz um pequeno texto intitulado “O que são lendas?”, mapas, bandeira, hino, e três poemas do autor relacionados ao município, também conhecido como “Terra da Opala”.
    As origens das lendas referem-se à origem do homem porque são inerentes à condição humana e por isso revigoram as memórias coletivas dos grupos humanos. Segundo o pesquisador, Jean-Piere Bayard, “a lenda, transformada pela tradição, é o produto inconsciente da imaginação popular. Desta forma o herói sujeito a dados históricos, reflete os anseios de um grupo ou de um povo; sua conduta depõe a favor de uma ação ou de uma ideia cujo objetivo é arrastar outros indivíduos para o mesmo caminho.” Desta forma podemos dizer que, pela maneira desprendida e leve de narrar de Getirana, seu livro arrasta o leitor para o tempo remoto das ruelas de Itamaraty (um dos nomes antigos da cidade de Pedro II) e se faz perene na sensibilidade do leitor de hoje, ao conhecer as mazelas das desilusões nos martírios encantados de um “Cavaleiro Solitário” ou na divagação eterna da noiva preterida em “A Comedora de Miolo de Criança”.
    Narrativas tristes, mas encantadoras porque contadas com lapidação na linguagem sem artificialidade pueril, cuidadosa, clara, vestida de uma astuta sedução. O livro traz também zelosa e equilibrada ilustração do afamado artista plástico e empresário da educação, o pedrossegundense Jackson Cristiano. Uma parceria que deu certo. Talvez por isso crianças e adolescentes, também leitoras de Rosa Doida – livro infanto-juvenil de Getirana – e leitores adultos venham cobrando do autor, pelas ruas de Pedro II e em eventos em Teresina, a publicação de seus escritos. Para este ano, Getirana nos promete a publicação de outros livros já prontos.
    Enquanto isso, teremos o prazer de fruir os cantos dos galos que intimidam os Chora-Chora que vagueavam após a meia noite ao redor do Tamboril, quando a cidade mergulhava na escuridão; ou de nos deleitarmos com a história do monstro cobra Sucuruju comedora de feijoada que só não tragava aqueles que nadassem nas águas da barragem com uma pimenta de cheiro entre os dentes. Tessituras de vozes, intercambiadas pela aceitação do povo-personagem. É assim Lendas da Cidade de Pedro II.
    De resto, é entender que se quisermos valorizar a memória cultural de um lugar, é preciso valorizar costumes e hábitos do povo, patrimônio imaterial ainda subestimado em nossa sociedade contemporânea mesmo com os propagados discursos oficiais e para além das vozes intimidadoras que torcem o nariz para a produção local. É preciso compreender o movimento de revigoramento da literatura piauiense, enriquecendo-se de produções de escritores como Ernâni Getirana. Vamos à leitura, pois ler faz bem. Lançamento ocorreu no dia 27 de agosto, na Agência Cultural do Banco do Nordeste (Maçonaria), em Pedro II.

  • ERNÂNI GETIRANA

    Professor valoriza cultura local com a obra “Lendas da Cidade de Pedro II”

    Teresina-PI, 03/09/2009 – 10h17.

    O professor Ernani Getiarana de Lima lançou o livro “Lendas da Cidade de Pedro II”, que é fruto de uma vasta pesquisa dentro da temática das lendas regionais com abordagem direcionada à Cidade de Pedro II. A publicação reúne nove textos reveladores sobre a história da “Terra da Opala”, além de outro texto intitulado o que são lendas?, com mapas, bandeira, hino, e três poemas do autor relacionados ao município.
    O lançamento aconteceu no dia 27 de agosto no Centro Cultural do Banco do Nordeste, na cidade de Pedro II, a 195 km de Teresina. O professor, que é mestre em Políticas Públicas e licenciado em Letras, com especialização na área de Linguística, além de ministrar aulas no Campus da Universidade Estadual em Pedro II é, também, escritor e poeta destacando-se por estudar a cultura local.
    Em seu Blog (http://getirana.blogspot.com/), o professor também posta diversos textos relacionados a suas pesquisas e detalhes sobre sua obra. Em entrevista ao jornal Diário do Povo em Pedro II, o escritor, declarou que o livro foi a maneira encontrada de preencher uma lacuna entre duas gerações. “Minha experiência como professor me fez ver que muitos jovens não tinha conhecimento de certas histórias da época de seus pais e avós. Eu quis então assumir essa função social de juntar essas gerações com a contação de algumas histórias”, afirmou.
    O livro está em sua terceira edição (revista e atualizada), a primeira foi lançada a 10 anos atrás, e o resultado da persistência do professor é o surgimento de outros projetos de pesquisa na cidade baseados nos textos reunidos pelo autor. A obra pode ser adquirida na Praça da Bonele, Banca de Revista do Elson em Pedro II e nas Livrarias Universitárias em Teresina.
    Por Jhussyenna Reis

    Fonte: Assessoria de Comunicação

    http://www.uespi.br/noticia.php?id=2336

  • ERNÂNI GETIRANA

    Prezado Escritor Ernâni Getirana:

    Acusando o recebimento de 2(dois) exemplares do livro: “Lendas da Cidade de Pedro II” – 3º edição – revista e ampliada, de sua autoria, expresso sinceros agradecimentos pela valiosa oferta, que passa a integrar a Biblioteca Acadêmico A. Tito Filho, desta Academia.
    Atenciosamente,

    Manfredi Mendes de Cerqueira Presidente
    Te.21.08.2009

  • ERNÂNI GETIRANA

    QUEM SOU(L)

    O POETA SE TOCA
    E ABRE A TOCA
    SEM TIRAR A TOCA DE DORMIR

    NA TOCA DO POETA
    NINGUÉM MARCA TOCA
    CABE TODO MUNDO
    SEM PRECONCEITO
    NEM FRESCURA

    A CURA É GOSTAR DE POESIA
    ESSA COISA ASSIM SEM NOME
    QUE LEVA UMA VIDA INTEIRINHA
    PARA SE INTEIRAR
    ENTRE O CHEIO E O VAZIO
    DO POEMA QUE ESTÁ NO AR

  • Fernanda

    Adorei o seu Blog, me tornei meio que uma leitora viciada 🙂
    Parabens…

  • LaryssaPorto.

    eu ADOOOREI esse texto (O garoto que amava), ele é simplesmente PERFEIITO,
    parabéns,

  • Létch

    HEHE’ Perfect *-* Tem Msn ? Se tiver .. passa ..pleease 😉

  • Ana Flávia

    Olá… Parabens por seus textos… são lindos
    e transmitem muitos sentimentos!
    Parabens!

    e se tiver msn … me add lá

    ;D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: